Pular para o conteúdo principal

Machismo Nos Games

Olá pessoas, tudo bom? Bom comigo nem tanto, hoje é dia de falar sobre coisa séria e infelizmente isso também significa que é algo bem bosta.


Segura que lá vem textão!
Primeiro vamos contextualizar a situação para que você entenda o que aconteceu e então em seguida vamos falar mais sobre o assunto. Ok? ok! 

O que rolou foi que em um grupo de um jogo (League of Legends) um guri postou sobre um assunto muito falado que é o machismo que as mulheres sofrem em games. Só que ele falou pouco e falou merda. O post era o seguinte:


Obviamente muitas meninas não gostaram do post e reclamaram bastante (com razão), só que também obviamente sempre tem os caras pra defender falador de bostinha e ficar cagando pelos mais ainda né. O próprio dono do post se defendeu dizendo que "ele só tava sugerindo de boa" como se isso melhorasse alguma coisa. O que deixou tudo ainda pior foi quando um moderador do grupo apareceu para mediar o post, só que enquanto algumas pessoas esperavam que o moderador fosse ser sensato e fosse falar sobre o assunto de modo que os caras e o dono do post entendesse o porquê de ser merda esse tipo de coisa... não. O moderador começou a ameaçar banir do grupo quem estava reclamando do post. Eu cheguei a comentar no post até de forma didática explicando o porquê do post tá falando merda e o tal moderador veio responder meu comentário com as seguintes falas :


Agora vamos falar o porquê que esse tipo de discurso tá muito errado e é bem problemático. 

Primeiro, sobre o post do guri : Seria muito melhor se a sugestão dele, a ideia de solução que ele tivesse fosse direcionada aos agressores dentro dos jogos. Que ele sugerisse que os machistas aprendessem a respeitar as mulheres gamers, que os caras entendessem que mulher joga sim e vai continuar jogando e ocupando esse espaço. Porque sugerir que as vítimas tenham que tomar providências anormais para que possam não ser incomodadas é absurdo. Não são as mulheres que devem fazer algo para prevenir abuso verbal durante uma partida de jogo, é nosso direito baixar/comprar um jogo e querer jogar pra se divertir (ou jogar profissionalmente), é nosso direito poder usar um nick (apelido) que quisermos, é nosso direito usar pronome feminino, é nosso direito jogar sem ter que mutar o chat do jogo sendo que é um modo de se comunicar com sua equipe (o que pode ajudar no jogo). 
Tenho certeza que homens não precisam se preocupar em mutar o chat quando não querer, não precisam se preocupar se o nick deles tá mostrando que são homens e nem se preocupar em não usar o pronome do seu gênero. Afinal eles não tem que ter medo de sofrerem ofensas por serem homens, não vai ter quem xingue eles por causa do gênero deles. Então por quê mulher tem que ter essas preocupações quando quiserem jogar online? Por quê mulher precisa se esconder pra evitar ofensas se os homens não precisam fazer isso? Nós estamos em nosso lugar natural assim como eles. Nós estamos jogando o que baixamos/compramos assim como eles. Por quê há essa diferença e por quê nós é que temos que mudar uma porrada de coisas pra não sofrermos ataques? 

As mulheres não estão fazendo nada de errado pra ter que se esconder. Os errados são quem xinga, ofende, humilha, incomoda e atrapalha o jogo delas só por serem mulheres. É o tipo de "rage" (raiva) gratuito somente e exclusivamente pelo nosso gênero. Não é sobre modo de jogar, não é sobre errar em algo, é sobre atacarem unicamente por descobrirem que é uma mulher jogando. Com frases muito comuns como : "tinha que ser mulher/ aqui não é lugar de mulher / mulher não sabe jogar / mulher só serve pra ser suporte (tipo de função no jogo onde o personagem só auxilia os outros) / o namorado/irmão que subiu de nível pra ela / ela é só quer atenção / tá jogando bem, não é mulher não / calada! / fica quieta, não dá opinião no jogo / não dê opinião na estratégia, você não sabe de nada / quer que eu te ensine a jogar? / deixa eu te explicar como que joga / deixa que eu subo de nível pra você ".

Quando não são essas frases supracitadas, as ofensas são feitas com palavras de baixo calão, xingamentos machistas e perseguições pedindo nudes (fotos de pessoa nua) e número de telefone. É muito ruim que muitas meninas tenham que passar por esse tipo de coisa, isso faz com que o jogo perca a graça e nos desanima de jogar aquela partida. Eu já sofri ataques desse tipo e é mesmo como se nós estivéssemos fazendo algo de errado por estar jogando, mas NÃO estamos! Era um começo de partida, eu uso nick com o meu próprio nome, o indivíduo viu que tinha uma mulher no time e começou a me xingar com vários palavrões que não vale a pena repetir aqui. Quando fui relatar isso pros demais jogadores presentes (time adversário também), meu próprio time e os membros do time adversário quiseram me silenciar dizendo que eu estava mentindo, que isso não aconteceu, que eu era maluca vitimista. Afinal o que esperar vindo de outros jogadores homens? Eles não iam defender mulher mesmo, eles se defendem entre si, pois acham que é direito deles xingar mulheres. 

Muitas meninas falam "eu uso nick feminino e nunca passei por isso"/ "eu só ignoro, muto o chat"/ " já me acostumei que nem ligo mais" e aí alguns caras e garotas acabam tento uma ideia errada de que se algumas pensam assim ou nunca passaram por ataques machistas então é porque não existe isso, é frescura das meninas que já sofreram tal coisa, é vitimismo, é mimimi e etc. Não é porquê algumas mulheres tiveram a sorte de não passar por isso ou não ligam pra xingamentos machistas que isso tenha que ser regra para todas as mulheres. Elas infelizmente são as exceções na verdade, a maioria tem histórias pra contar sobre ataques machistas em games. É preciso que nenhuma de nós tenha que passar por isso, não é suficiente que apenas algumas tenham sorte de não passar por tal coisa.

Vale ressaltar também que ninguém está pedindo tratamento especial (como o moderador do grupo insinuou), ninguém está dizendo que mulheres não possam entrar em discussões em games. É muito comum que jogadores acabem brigando por causa de jogadas erradas, falhas em estratégia ou quando o jogador é troll (tá ali pra estragar as coisas de propósito) e ninguém está dizendo que não pode dar rage em alguma jogadora pelo modo de jogo dela, ou por uma falha dela. Só que tem que se atentar à uma coisa: o rage contra jogadoras também passam a ser ataques machistas quando esse rage é feito usando xingamentos contra o gênero dela ou usando algumas daquelas frases que citei antes, ou usando o gênero dela como ofensa. Você pode dar um rage citando as habilidades da pessoa no jogo sem ter que xingar a pessoa em si e sem ter que ser machista com mulheres. 

Para concluir vamos falar sobre os comentários do moderador lixo. Ele diz que hoje em dias as coisas são assim mesmo e temos que aprender a dançar conforme a música ou então parar de vez de jogar. Acontece que essa frase ele poderia muito bem ser aplicada para os homens que desrespeitam as mulheres. Já passou da hora dos homens entenderem que mulher joga sim, é normal, a gente vai ocupar esse espaço que é nosso por direito. Então acho melhor os homens se adequarem à realidade e aceitarem esse fato, passando a respeitar as meninas jogadoras, ou então eles que parem de jogar ! 

E não é por não sermos o que nos xingam que tenhamos que ficar caladas e "ignorar" deixando que falem o que quiserem, não é por não sermos as coisas que nos xingam que tenhamos que ficar escondidas fingindo ser homens só pra evitar mais xingamentos. Não funciona desse jeito, é ignorância achar que não devemos fazer nada e que se falarmos algo é porque somos tais coisas que ele falou. E no outro comentário ele quer dizer como que mulheres devem se comportar diante aos ataques: fique quieta, não discuta, se não quer tolerar os ataques então desinstale o jogo que você baixou/comprou e pare de jogar qualquer coisa (afinal não era nem pra você, mulher, estar ali mesmo né?). O bonitão acha que se não gostamos das atitudes dos caras nos desrespeitamos então somos nós quem devemos parar de jogar, ou seja, pra moderação do grupo o certo são os caras que desrespeitam. Pra moderação do tal grupo, é direito dos caras nos xingar de tudo quanto é nome e se a gente não gostar.. quem mandou tá num lugar que não é nosso né? Pois bem amore, ele está muito enganado e errado, ninguém vai ter que parar de jogar a não ser quem foi idiota com as minas que já deveria tá longe dos jogos online se não sabe se comportar em sociedade. 

E nem devemos nos esconder atrás de uma figura masculina para sermos respeitadas, homem só respeita outro homem e isso nós já sabemos, mas tá na hora disso mudar. E não é questão da mina jogar bem ou mal, até porque ela vai ser atacada de qualquer forma. Se joga bem é porque não é mulher, foi o namorado que subiu de nível. Se joga mal é porque mulher só joga mal mesmo, tá precisando de um homem pra ensinar ela e subir de nível pra ela. Sempre vão dar um jeito de atacar de forma machista. Então distorcer falando que só quem joga mal sofre rage machista é muita hipocrisia. É o cúmulo de se fazer de burro falar que mulher tem que tomar várias providências pra evitar ataques, é o mesmo que dizer que mulher precisa usar roupa longa pra evitar estupro, que negros tem que se pintar de branco pra evitar racismo e etc. É ridículo pedir que a vítima mude algo pra que o agressor continue impune, livremente ofendendo quem ele quiser e para que o agressor não seja incomodado com acusações de ser uma pessoa idiota.

Então finalizando; eu tenho uma sugestão pra resolver esse problema: Homens aprendam que mulheres vão jogar sim, elas são boas nisso, são capazes de aprender sozinhas, de aprimorar habilidades sozinhas, de subir de nível sozinhas, elas podem vencer você e isso não é uma "humilhação por perder pra mulher" porque não somos inferiores, ela vai usar o nick que quiser, ela vai usar o personagem que quiser, ter a função que quiser no time. E você homem, se não gostar disso, deita em posição fetal e chora, porque a gente não vai sair desse espaço. Suas ofensas podem até nos ferir, nos desanimar, mas a gente não vai ceder. O errado aqui é você que não nos respeita. Se não quer ver mulher jogando, então pare de jogar. E não é "muleque" ou "homem de mentira" que faz essas coisas, eles não deixam de serem homens quando são machistas, o gênero deles não muda, então aprendam a aceitar que foram homens sim que nos desrespeitaram. E por último: Para com isso de "mas eu não sou assim", porque isso não passa da sua obrigação. 

Até o próximo post, beijinhos !

LOL : Josiunnie

~MoonseekerJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salon Line Color Express Fun - Amarelo Neto e Fancy Red - RESENHA

RESENHA TONALIZANTES SALON LINE Olá pessoas! Como vocês estão? Eu estou legal! Nesse blog vim compartilhar minhas experiências com vocês, eu usei os tonalizantes coloridos da Salon Line Color Express Fun nas cores Fancy Red e Amareloneto (que é uma parceria da Marca com o Youtuber Felipe Neto).  Vou separar o texto por tópicos e também vocês poderão ver os vídeos onde eu falo tudo que vai estar aqui no texto. FANCY RED Vamos falar sobre o tonalizante vermelho primeiro. O tom desse vermelho é bem mais puxado pro laranja, não é rosado. Ele desbota pra laranja, sai mais nas pontas e a raiz costuma ficar ainda com mais pigmento. Não manchou quando eu removi o tonalizante usando descolorante. Com uma ou duas lavagens ele já não tem mais nada de vermelho, apenas pigmento laranja.  AMARELONETO Sobre o tonalizante amarelo neon da coleção com Felipe Neto: Ele dura bem mais do que o vermelho, demorou umas 5 lavagens pra começar a ficar um desbotado feio. Não sei se e

Tutorial Cabelo Metadinha - Meio Frio e Meio Quente

TUTORIAL CABELO MEIO FRIO E MEIO QUENTE Olá pessoas! Tudo bom com vocês? Nesse blog vou te mostrar como eu fiz meu cabelo metadinha! O conceito/a ideia pra ele era ser metade com cores frias e metade com cores quentes. São 4 cores pra cada lado, direita fria e esquerda quente. É bem fácil de fazer então qualquer um consegue, talvez só precise de um amigo pra ajudar com as mechas traseiras rsrs.  TINTAS/TONALIZANTES Dessa vez eu usei produtos variados, quis testar algumas coisas novas. Foi usado anilina, que é o clássico rsrs é o que eu sempre uso; foi usado as tintas da Salon Line (que já tem post aqui no blog falando sobre elas) e também usei tintas da Keraton (Linhas Hard Colors e Neon Colors). Anilinas: Amarelo canário (Lacxe), verde bandeira (Lacxe), roxo (lacxe), azul (glitter), rosa (glitter). Tonalizantes: Amarelo Neto (SL), Fancy Red (SL), Turkiss Blue (Keraton), Kriptonit Green (Keraton).  DESCOLORAÇÃO Na descoloração foi usado o pó descolorante