Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Mulher

Olá pessoas, tudo bem com vocês? Bom, comigo eu já não sei. 

Hoje é o famoso Dia Internacional das Mulheres e é só sobre isso que eu vim falar nesse post. Eu prefiro fazer o textão aqui do que no facebook. Enfim a gente tá acostumado a ver sempre aqueles textos, imagens, bom dias em grupo de família tudo com flores, tudo cor-de-rosa e fofinho hoje pra dar 'parabéns' pras mulheres; de uns anos pra cá isso tá mudando cada vez mais e a gente tá ressignificando esse dia e trazendo pra rodinha mais discussões importantes sobre as mulheres. O Feminismo tá fazendo com que esse dia agora não seja um dia de receber flores e chocolate e sim um dia pra se pensar sobre como anda essa coisa do "ser mulher", como que tá a qualidade de vida pras mulheres. 

Nesse texto quando eu falar Mulher eu vou estar me referindo à todas, cis ou trans. Se você não concorda que mulheres trans sejam mulheres então é só fechar e ir embora porquê eu não faço questão de ter leitor(a/e) transfóbique.

Bom pra quem não sabe o Dia Internacional da Mulher tem muito mais história do que aquilo sobre as 130 trabalhadoras que morreram no incêndio de uma fábrica em 25 de março de 1911 em Nova York. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado nos EUA em 1908 quando cerca de 1500 mulheres se uniram numa manifestação em prol a igualdade econômica no país. Mas foi em 8 de março de 1917 na Rússia quando certa de 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar II, num protesto conhecido como "Pão e Paz", que a data foi consagrada, mas só 1921 foi reconhecida e oficializada pela ONU. Fiz um resumo, mas aconselho pesquisar mais sobre o assunto porque é sempre bom saber história né.

Infelizmente, como dito antes, a data ficou muito vazia de significado. Era só aquilo de "parabéns" sem nem saber pelo o quê tá parabenizando. E com o Feminismo atual o significado tá voltando, a gente tá lembrando que esse dia foi e é um dia que marca luta, que diz que mulheres unidas podem mudar um país (talvez até o mundo), que juntas somos fortes e que precisamos nos impor. É o famoso Nós por Nós. Eu particularmente não vejo ainda motivo pra comemorar o dia, não vejo o porquê desses parabéns, não sei o que a gente tá comemorando em ser mulher. 

Parece que a vida nessa sociedade machista faz questão de jogar na nossa cara todo dia que não temos motivo pra comemorar. Que a flor que ganhamos hoje é a mesma que vão jogar nos nossos túmulos quando morrermos com as violências que sofremos de diversas formas. Hoje não é um dia de Paz, não é um dia em que mulheres possam ser livres de verdade, não é um dia que possamos ir e vir sem ter o medo que temos todos os outros dias do ano. Não dá tempo pra ter paz quando a gente dá de cara com a realidade que continua. A flor, o chocolate não vai fazer que sejamos respeitadas, ouvidas, levadas à sério; não vai nos dar salários igualitários, não vai nos pôr em cargos altos igualmente, não vai garantir nossos direitos.

Sabe, não dá pra comemorar sabendo que empresas diminuem salários de mulheres se apoiando na possibilidade dela engravidar, não dá pra comemorar sabendo que as Mulheres trans ainda estão às margens da sociedade muitas vezes tendo que se prostituir porque não são aceitas em emprego formal. Não dá pra comemorar sabendo que a mana preta sofreu discriminação (Racismo mesmo) por conta do seu cabelo, não dá pra comemorar sabendo que a mana gorda não tem um assento de escola que suporte ela na hora de fazer uma prova. 

Hoje não dá pra comemorar, nem dá pra ter paz. Quem me garante que hoje teve trégua? Quem vai garantir que nenhuma mulher tenha sido estuprada, assediada física ou moralmente, agredida? Quem vai garantir que as mães solo possam amamentar em público sem ser reprimidas? Quem vai garantir que hoje não vai ter Feminicídio ? Quem vai garantir que não teve mulher trans ou travesti morta na rua? Quem vai garantir que não teve mulher morrendo em procedimento de aborto clandestino por não ter suporte no SUS? Quem vai garantir pras mulheres que hoje não vamos sofrer nenhuma opressão ou violência? A paz? A data? 

Já vimos hoje que teve até empresa de fast food que não sacou mesmo o que é o dia da Mulher. Jogou na cara que elas tem que tá lá trabalhando com pretexto de "força feminina" enquanto os funcionários homens tiveram folga. Até porque como fazer homenagem melhor que essa, não é mesmo? Nossa que ideia incrível, McDonalds, nada melhor que mandar os homens descansar e botar só mulher pra trabalhar! 


Como que vamos comemorar Dia das Mulheres se não temos condições igualitárias no trabalho ? Como comemorar se as tarefas de casa são apenas designadas à nós ? Se somos ensinadas a termos um catálogo limitado do que podemos fazer como profissão, do que podemos fazer na vida, de como devemos nos comportar, de como cuidar de filhos, de como sonhar com casamento, de como se vestir? Como comemorar se a saúde pública tá uma porcaria? Mamografia ? Não dá, tá quebrada a máquina! Tratamento de câncer de útero ou de mama? Não dá, não tem verba pro hospital! Engravidou ? Vish, violência obstétrica, cuidado pra não costurarem sua vagina! Mulher trans que quer fazer tratamento com hormônios? Vish cirurgia? Além da transfobia que possa ocorrer no processo, ainda tem que passar por diversos médicos pra comprovar que é mulher e ainda tratam como doença psicológica. 

Tanta coisa que nos tira qualquer vontade de comemorar hoje...
Não vejo porquê dar parabéns pras mulheres que conheço ou comemorar com elas. Não ainda.
Se quer fazer uma homenagem pra uma mulher hoje, faça, mas vamos tentar elogiá-la sem usar aparência? Por que não falar sobre qualidades e como você a admira sem ter que usar coisas superficiais? Por que não usar um dia como esse pra marcar aquela moça que tá sofrendo em relacionamento abusivo, ou que tá sendo agredida em casa, em um post com informações e o número 180 pra dar aquele alerta e o empurrãozinho que as vezes precisa? Por que não usar essa data pra discutir pautas e debater soluções de inclusão social para mulheres trans? 

Não precisa de flor pra mostrar como uma mulher pode ser importante pra você. E não é preciso data pra respeitar todas nós e mudar seus pensamentos machistas, estar disposte a ouvir e aprender pra ir corrigindo aos poucos. Não adianta o homem dar um parabéns vazio e uma flor se ele não corrige os amigos que chamaram a moça de p*ta por ter dito não pra ele em uma balada, se não corrige aquele brother que fica em porta de escola esperando meninas menores de idade pra ele tentar pegar, se não corrige o amigão que deu uma surra na esposa por não deixar a janta pronta, se não corrige o cara que fica escondido com uma mulher trans e não assume por preconceito. 

Eu deixo aqui então uma esperança: eu, que to escrevendo,, como mulher (cis) eu espero que ano que vem nessa mesma data tenhamos evoluído algo, que tenhamos dado algum passo à frente, que tenhamos conquistado algo. Todas nós, cis e trans, mulheres, que possamos estar mais unidas. Até lá, só sei que poderia dar parabéns por termos aguentado até aqui mesmo que tenhamos perdido tantas de nós pro machismo e pra transfobia, mesmo que muitas não vivem e sim sobrevivem. E só posso desejar à todas nós cada vez mais força.


~MoonseekerJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salon Line Color Express Fun - Amarelo Neto e Fancy Red - RESENHA

RESENHA TONALIZANTES SALON LINE Olá pessoas! Como vocês estão? Eu estou legal! Nesse blog vim compartilhar minhas experiências com vocês, eu usei os tonalizantes coloridos da Salon Line Color Express Fun nas cores Fancy Red e Amareloneto (que é uma parceria da Marca com o Youtuber Felipe Neto).  Vou separar o texto por tópicos e também vocês poderão ver os vídeos onde eu falo tudo que vai estar aqui no texto. FANCY RED Vamos falar sobre o tonalizante vermelho primeiro. O tom desse vermelho é bem mais puxado pro laranja, não é rosado. Ele desbota pra laranja, sai mais nas pontas e a raiz costuma ficar ainda com mais pigmento. Não manchou quando eu removi o tonalizante usando descolorante. Com uma ou duas lavagens ele já não tem mais nada de vermelho, apenas pigmento laranja.  AMARELONETO Sobre o tonalizante amarelo neon da coleção com Felipe Neto: Ele dura bem mais do que o vermelho, demorou umas 5 lavagens pra começar a ficar um desbotado feio. Não sei se e

Machismo Nos Games

Olá pessoas, tudo bom? Bom comigo nem tanto, hoje é dia de falar sobre coisa séria e infelizmente isso também significa que é algo bem bosta. Segura que lá vem textão! Primeiro vamos contextualizar a situação para que você entenda o que aconteceu e então em seguida vamos falar mais sobre o assunto. Ok? ok!  O que rolou foi que em um grupo de um jogo (League of Legends) um guri postou sobre um assunto muito falado que é o machismo que as mulheres sofrem em games. Só que ele falou pouco e falou merda. O post era o seguinte: Obviamente muitas meninas não gostaram do post e reclamaram bastante (com razão), só que também obviamente sempre tem os caras pra defender falador de bostinha e ficar cagando pelos mais ainda né. O próprio dono do post se defendeu dizendo que "ele só tava sugerindo de boa" como se isso melhorasse alguma coisa. O que deixou tudo ainda pior foi quando um moderador do grupo apareceu para mediar o post, só que enquanto algumas pessoas esper

Tutorial Cabelo Metadinha - Meio Frio e Meio Quente

TUTORIAL CABELO MEIO FRIO E MEIO QUENTE Olá pessoas! Tudo bom com vocês? Nesse blog vou te mostrar como eu fiz meu cabelo metadinha! O conceito/a ideia pra ele era ser metade com cores frias e metade com cores quentes. São 4 cores pra cada lado, direita fria e esquerda quente. É bem fácil de fazer então qualquer um consegue, talvez só precise de um amigo pra ajudar com as mechas traseiras rsrs.  TINTAS/TONALIZANTES Dessa vez eu usei produtos variados, quis testar algumas coisas novas. Foi usado anilina, que é o clássico rsrs é o que eu sempre uso; foi usado as tintas da Salon Line (que já tem post aqui no blog falando sobre elas) e também usei tintas da Keraton (Linhas Hard Colors e Neon Colors). Anilinas: Amarelo canário (Lacxe), verde bandeira (Lacxe), roxo (lacxe), azul (glitter), rosa (glitter). Tonalizantes: Amarelo Neto (SL), Fancy Red (SL), Turkiss Blue (Keraton), Kriptonit Green (Keraton).  DESCOLORAÇÃO Na descoloração foi usado o pó descolorante